Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 

  Domingo, 10 de Agosto de 2008


Entrevista a Pedro Andrade (Impresa.com)

publicado por Redacção Kazulo

Continuamos com o ciclo de entrevistas a profissionais do eMarketing e do mundo digital em geral, e desta vez as honras couberam a Pedro Andrade da Impresa.com.


Numa entrevista que recaiu sobretudo, no estado e expectativas para a área dos media online em Portugal, aqui fica o agradecimento pela disponibilidade para responder ao WebMarketing.

 

WebMarketing : Onde estava quando rebentou a primeira bolha das dotCom?
Pedro Andrade:
Estava a lançar um projecto chamado Digital Edge, dentro da agencia de meios The Media Edge. Este projecto acabou por ser absorvido quando a agencia se fundiu com a CIA Networks, dando origem a outro projecto digital de nome Outrider.


WMkt Estamos a viver uma segunda bolha? Que diferenças encontra em relação à primeira?
PA:
Não creio que se trate de uma segunda bolha. A consistência dos números é completamente diferente, os modelos de negócio são hoje na sua maioria sustentados e ainda que reine aqui e ali algum excesso de optimismo, não podemos olhar para esta realidade e falar de “bolha”.


WMkt: Qual a estimativa para o valor global do mercado dos media digital em portugal?
PA: Resposta sempre díficil por não existirem dados de mercado; mas tendo em conta que se sabe que o crescimento nas agencias de meios ronda os 50%; se este ritmo se mantiver até final do ano, então o mercado publicitário online, deverá valer aproximadamente 30M€


WMkt: O que pensa que deve ser feito para dinamizar e acelerar o crescimento do Mercado Digital em Portugal?
PA: A criação do IAB em Portugal será um passo importante para conseguir algumas das bases; tais como a existência de dados públicos de investimento; Definição de métricas e standards; formação de profissionais; dinamização de eventos. Mas uma maior consciência do potencial de comunicação do próprio meio será um factor critico de sucesso.

 

WMkt: Qual a percentagem de crescimento que se prevê para este ano?
PA:
O grupo Impresa, pela incorporação de alguns activos importantes no seu portfolio apresenta crescimentos superiores a 100%, conquistando assim quota de mercado face à concorrência.

WMkt: Como vê o fenómeno dos projectos Web2.0 em Portugal? Há boas iniciativas e capacidades?
PA:
Existem boas iniciativas; e há adopção de princípios da Web 2.0, em quase todos os sites nacionais.

 

WMkt: Até ao final do ano o Yahoo! e a Microsoft juntam-se ou não? Consequências para qualquer um dos casos?
PA: Num exercício de pura especulação diria que não; Mas nada impede o Yahoo de se juntar com outras companhias e de a Microsoft encontrar outros caminhos. Pelo que a efervescência dos mercados irá seguramente continuar.


 
Votar
  |   Comentários (0)   |    Enviar por e-mail Enviar por e-mail

 
Comentários  0 Comentários

Não se encontram associados comentários a esta página
 
Sobre

Este blog pretende ser um recurso de informação sobre técnicas de Web-marketing e Comunicação online, com apresentação de novidades sobre SEO, SEM, email marketing e publicidade digital.


Links