Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 

  Quinta-Feira, 30 de Julho de 2009


A luta pela propriedade intelectual contra os agregadores de noticias

publicado por Pedro Velhinho

Agregadores de notícias, sabe o que são? O exemplo mais conhecido é o Google News, mas existem outros incluíndo o nacional Destakes.com. Estes serviços agregam notícias de várias fontes, devidamente identificadas, e mostram-nas, divididas por categorias e temas.

Estes serviços devo acrescentar, são gratuitos e também não pagam royalties aos «criadores originais» do conteúdo, mas também não o mostram todo e ainda levam um enorme volume de tráfego aos sites de origem.

Para combater este uso apelidado de «indevido» por alguns elementos da media society portuguesa, foi este mês assinada a Declaração de Hamburgo. Esta iniciativa, promovida pelo Conselho Europeu de Editores, contou com o apoio e assinaturas da RTP, Media Capital, Impresa, e mais quase duas dezenas de empresas da área.

Em traços gerais, o que esta Declaração pretende é que empresas como o Google, paguem a utilização do conteúdo.

Até aqui tudo bem! Mas se analisarmos mais a fundo esta questão, vemos algumas curiosidades.
O Presidente do Conselho Europeu de Editores é o também presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, que, há um par de anos, admitiu usar diariamente o Google News.
Curioso é vê-lo a encabeçar uma luta contra o gigante dos lucros, o Google, para que este pague os conteudos que utiliza, quando podiam simplesmente adicionar uma pequena tag html (no-index) aos seus conteudos, impedindo essa indexação e utilização.

Parece-me que aquilo que à partida poderia ser considerada uma reclamação justa e honesto interesse pela propriedade intelectual, se torna num acto de ganância e tentativa de extorsão ás empresas que, no final de contas, contribuem para o sucesso dos sites, portais e páginas de internet que utilizam nos seus serviços, levando até elas milhares de visitas diárias.

 

 
Votar
  |   Comentários (1)   |    Enviar por e-mail Enviar por e-mail

 
Comentários  0 Comentários

Não se encontram associados comentários a esta página
 
Sobre

Este blog pretende ser um recurso de informação sobre técnicas de Web-marketing e Comunicação online, com apresentação de novidades sobre SEO, SEM, email marketing e publicidade digital.


Links